quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Expansão Marítima

Foi um empreendimento resultante da economia mercantilista, e levou os mercadores a percorrer todo o planeta. A burguesia em busca de novas áreas para negociar embarcou na maior aventura para os seres humanos da época . Cruzou oceanos a fim de desenvolver o comércio , uma vez que estava respaldada pelo Estado. Essa iniciativa envolveu grande volume de dinheiro, entretanto , cabe ressaltar que esse acontecimento se realizou graças à criação de um Estado nacional e à aliança entre rei e burguesia.
A centralização do poder nas mãos do rei, permitiu o controle da maquina estatal possibilitando o desenvolvimento tecnológico e preparação de técnicas , além de navegadores aptos para tamanha embarcação. Esse projeto era financiado pela burguesia, ora de forma direta ou através de pagamento de impostos. Surge então, a cartografia, que ganhou impulso no séc. XV possibilitando assim o desenho dos mapas.
O Oceano Atlântico tornou-se a mais importante área de comércio do mundo. Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França tornaram-se nações privilegiadas por terem acesse ao oceano Atlântico que se tornou a rota mais lucrativa do começo do séc. XVI. O comércio teve grande impulso , tornando-se uma nova estrutura econômica baseada no lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário