domingo, 21 de junho de 2009

Umbanda




“O trabalho das mulheres não rodantes dentro da sessão de Umbanda: Estudo de Caso"


Essa pesquisa enfoca a importância do trabalho das mulheres não rodantes dentro da sessão de Umbanda tendo como ponto de partida a chegada dos negros ao Brasil, trazendo sua religiosidade, os sincretismos com o catolicismo para enfim adentrar na história da Umbanda .
Na busca de um entendimento a respeito dessas mulheres , procurei abordar em minha pesquisa questões de gênero, história das mulheres, para enfim efetivar uma pesquisa de campo, a qual ainda se encontra em andamento.
Nesse trabalho abordo a Casa de Umbanda “Casa do Bom Caminho” liderada pelo pai de santo Sr. Walter, feito no santo do Sr. Omulú, Obaluaiê. É realizada uma explanação prévia da história da casa de Umbanda, como e quando surgiu, a origem do pai de santo, a hierarquia dentro da casa , a relação existente entre seus filhos de santo e por fim entro em definitivo no trabalho das mulheres não rodantes.
Essa é uma pesquisa que se encontra em andamento, portanto no momento não tenho tamanha informação para de fato afirmar que o trabalho realizado por essas mulheres tem tamanha relevância ou não. Até o momento pude perceber que as não rodantes desempenham papel fundamental para realização dessa prática religiosa, entretanto não posso ainda concluir tal relevância devido ao fato de não dispor de uma pesquisa totalmente pronta, portanto podem-se aparecer novas análises diante desse processo. Em breve estarei dispondo de novas informações dessa pesquisa.